Segunda feira 02/05/2011

A aula se iniciou com uma breve apresentação do instrutor Ricardo, que a principio ficara com a turma esse mês.


E o conteúdo então foi:



GESTÃO DE DOCUMENTOS: DOCUMENTOS OFICIAIS E COMERCIAIS

a)       Atestado: Este é um documento no qual alguém escreve qualquer coisa sobre mim. Este documento precisa ter data, local e assinatura.

b)       Declaração: Este é um documento no qual eu mesmo escrevo qualquer coisa sobre mim. Este documento precisa ter data, local e assinatura.

c)       Carta de referencia: Este é um documento no qual meu ex-chefe escreve coisas que eu fazia na minha antiga empresa para eu levar ao meu futuro chefe ler. Este documento é normalmente utilizado na troca de emprego, e deve ter data, local e assinatura.

d)       Carta de apresentação: Este documento é escrito por mim mesmo e fala sobre as coisas que eu fazia na minha antiga empresa, para eu levar ao meu futuro chefe ler. Este documento normalmente é utilizado na troca de emprego, e deve ter data, local e assinatura.

e)       Procuração: Este é um documento no qual você da total poder para alguém fazer alguma coisa no seu lugar. Este alguém que fará no seu lugar se chamará procurador/ procuradora. É importantíssimo lembrar que este documento precisa ser bem detalhado e deve conter 9 itens: data, local, assinatura, CPF do procurador, RG do procurador, CPF de quem esta autorizando, RG de quem esta autorizando, carimbo do cartório e assinatura do juiz.

f)        Aviso:  Este é um documento que simplesmente notifica ou adverte sobre algo. Não é necessário ser datado e assinado.

g)       Memorando: Este documento é normalmente utilizado para criação de normas e regras ou também para reclamações de clientes, fornecedores ou funcionários. É preciso ter data, local e assinatura.

h)       Edital: Este documento é normalmente utilizado nas aberturas de vagas em faculdades (vestibulares), em concorrências publicas para obras do governo e também para concursos públicos (trabalhar para o governo) nele precisa se ter todos os dados da vaga que esta sendo dada e também data, local e assinatura.

i)        Ofício: Este é um documento utilizado quando queremos nos comunicar com alguém ou alguma entidade de grande importância. Este documento precisa ter data, local e assinatura.

j)         Relatório: Este documento irá ter uma listagem de coisas (nomes, ou datas, ou números, ou códigos, etc.). Este documento precisa ter data, local e assinatura.

k)       Formulário: Este documento é normalmente utilizado nas pesquisas de rua ou com clientes, nos departamentos das empresas. Este documento depois irá virar um outro documento chamado de cadastro e deverá ter data, local e assinatura)

l)         Pauta: Este documento normalmente é utilizado antes do início das reuniões e deverá conter a data, o horário e o local da reunião; bem como os tópicos que serão debatidos na reunião.

m)     ATA: Este documento normalmente é elaborado após o término da reunião. Ele deverá ter a data, o horário e o local da reunião e também o comentário final de cada tópico debatido.

n)      Aviso de Vencimento: Este documento simplesmente notifica o devedor de que tem algo vencido. Precisa conter neste documento, o nome do documento vencido, a data do documento vencido e o valor do documento vencido. Neste documento não é necessário ter os valores com juros e nem deve ter palavras que induzam a cobrança. É necessário que tenha o nome da empresa credora, o nome e o telefone de um funcionário para contato.

o)      Carta de Cobrança: Este documento deverá ter os mesmos dados de vencimento e pode conter também palavras de cobrança e ainda por cima a estipulação de uma nova data para o pagamento e também os dizeres: “Se por ventura este documento não for pago de novo, colocaremos o seu nome em restrição (SERASA, SCPC e Cartórios) ou se este título já estiver pago, desconsiderar este documento.

p)      Carta de anuência: Esta carta é normalmente utilizada quando o credor perde um documento devido seu. Esta carta deverá ter o nome, o valor e a data do documento perdido e os dizeres: “O cliente em questão não tem mais nenhuma divida com a nossa empresa.” Precisa ter todos os dados do devedor e do credor (nome, CPF e RG).


A Atividade foi sugerida para ser feita em grupos, em uma saudável competição, valendo uma caixa de bombom.
Ex.: O instrutor explicava três documentos, ai então os grupos teriam que faze-los, qual terminasse primeiro marcava ponto.
Ao fim da criação dos documentos, o instrutor Ricardo sugeriu uma atividade em que os grupos teriam que, criar um problema muito crítico causado ao cliente no qual além de apontar o problema, teríamos que dar a solução para que o problema não se repetir, e dar também uma bonificação ao prejudicado.
O Grupo formado por: Eva, Artemísia, Karina Santana, Juliana Ladeia e Elaine até então liderava a competição.
Porém a ultima atividade seria de raciocínio lógico valendo 3 pontos, logo qualquer grupo poderia levar o prêmio.
Injustiça? Não.
A Intenção foi passar a mensagem de que quem está na liderança, não pode parar seu trabalho, tem que fazer por onde continuar líder, e continuar melhorando e aprendendo. E de que quem está às vezes para trás, não deve desistir jamais, pois crescer só depende de nós.

Os grupos que apresentassem a resposta correta ao instrutor somavam mais 3 pontos, apenas um grupo conseguiu, sendo considerado o vencedor, até que faltando 5 minutos para o fim da aula, o grupo das meninas que liderava a competição também conseguiu concluir a atividade e levou a caixa de bombom, e mais do que isso a lição de acreditar em si mesmo e sempre lutar até o final.






"Nosso alvo na vida deveria ser não o de ultrapassar os outros, mas o de ultrapassar a nós mesmos." Babcock


ÓTIMA SEMANA À TODOS!!


Por Juliana Ladeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário